Debatedores avaliaram em audiência pública a inserção da atividade esportiva no contraturno escolar

Debatedores avaliaram em audiência pública a inserção da atividade esportiva no contraturno escolar

WhatsApp Image 2018-12-05 at 10.59.16

deputado Washington Coração Valente (PDT-RS) realizou debate, na Comissão de Esporte,  com representantes de entidades e órgãos públicos sobre a inserção de atividades esportivas no contraturno escolar.

Ao citar sua trajetória no esporte, Coração Valente, que é ex-jogador e treinador de futebol, destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social do indivíduo. “Na prática, isso aconteceu comigo, e certamente poderá acontecer com outras crianças”, avaliou.

O parlamentar relatou que a experiência do contraturno foi aplicada e bem-sucedida na gestão dele quando secretário de esporte do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. “O projeto é voltado para atender crianças e adolescentes que têm afinidade com o esporte e que, por alguma razão, não possui a oportunidade de praticá-lo.

Para ele, a inserção do esporte no cotidiano dos alunos melhorou o desempenho escolar, os retirou da rua e propiciou o desenvolvimento da criança enquanto cidadão. Ainda de acordo com o deputado, o jovem deve ser encaixado na modalidade esportiva que mais lhe convier, e que os órgãos públicos devem buscar parcerias para oferecer o contraturno e adequar a infraestrutura da área esportiva à realidade local.

Ascom Lid./PDT