Comissões da Câmara debatem manutenção do idoso no mercado de trabalho

Comissões da Câmara debatem manutenção do idoso no mercado de trabalho

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Legislação Participativa promovem, nesta quarta-feira (22/11), às 15h30, no plenário 15, debate sobre a inserção e a manutenção do idoso no mercado de trabalho. Os autores dos requerimentos para a audiência pública são os deputados Flávia Moraes (PDT-GO) e Roberto de Lucena (PV-SP).

Flávia Moraes está preocupada com os impactos da reforma da Previdência (PEC 287/16), discutida pelos deputados. “A maioria dos trabalhadores será obrigada a esticar a vida profissional. A idade mínima para a aposentadoria será 65 anos, sendo necessário se manter no mercado além dessa idade para obter o valor integral do benefício”, alertou.

Ela cita um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que indica crescimento de 132% do desemprego entre pessoas com mais de 60 anos, entre o último trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2016.

“Um indicador de um penoso problema social. Se o país se propõe a missão de fazer a reforma da Previdência, também lhe cabe pensar alternativas no mercado de trabalho para esse estrato social”, destacou a deputada.

Foram convidados para a audiência pública, representantes dos seguintes órgãos:

– Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese);
– Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Ministério do Trabalho.

A audiência pública terá transmissão interativa pelo e-Democracia.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara