Câmara debaterá abandono de equipamentos na vila olímpica do Rio

Câmara debaterá abandono de equipamentos na vila olímpica do Rio

ALX_0905

A pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO), a Comissão de Esportes se reúne na terça-feira (19/6), em audiência pública, para saber como está a manutenção e o uso das vilas olímpicas construídas para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Seis meses após o término das Olimpíadas o abandono dos equipamentos na vila olímpica do Rio foi manchete na imprensa estrangeira. Atualmente, das 22 estruturas olímpicas construídas no Rio, mas somente seis continuam funcionando. Além do Rio, outras vilas foram feitas nos estados, como o Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, no Ceará, e fazem parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016.

Flávia Morais lembrou que essas obras custaram milhões e utilizaram dinheiro público, e por isso precisam ter sua utilização fiscalizada. “A intenção da subcomissão é justamente provocar, cobrar, acompanhar continuamente a execução disso para que a gente possa ver esses espaços o mais bem aproveitados possível. Foram investimentos de recursos públicos e nós precisamos dar uma utilidade que corresponda às despesas que foram feitas”, afirma.

Foram convidados para participar da audiência, representantes do Ministério do Esporte, da prefeitura do Rio, do Comitê Olímpico Brasileiro, do governo da Bahia, da universidade Federal de Minas Gerais e o secretário de esporte do Ceará.

Farão parte também do debate, Paulo Márcio Dias Mello, Presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico, para apresentação referente às estruturas da Arena Carioca 1, Arena Carioca 2, Centro Olímpico de Tênis e Velódromo; Euler Barbosa, Secretário de Estado do Esporte do Ceará, para apresentação referente ao Centro de Formação Olímpica de Fortaleza/CE; Jorge Bichara, Diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil, para apresentação do Parque Aquático Maria Lenk; Silvio Acácio Borges, Presidente da Confederação Brasileira de Judô, para apresentação referente ao Centro Pan-Americano de Judô de Lauro de Freitas/BA; e Sérgio Teixeira da Fonseca, Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, para apresentação referente ao Centro Esportivo Universitário (CEU) de Belo Horizonte/MG.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 4.

O cidadão poderá participar pelo e-Democracia.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara