Câmara celebra Dia do Bombeiro Militar

Câmara celebra Dia do Bombeiro Militar

Subtenente Gonzaga (2)

Solicitada pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e outros parlamentares, a Câmara realizou, nesta segunda-feira (9/07), sessão solene em homenagem à instituição mais confiável, segundo pesquisa nacional realizada pelo Ibope, o bombeiro militar. O dia do bombeiro é comemorado dia 2 de julho.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a forte presença dos bombeiros militares na vida dos cidadãos. “Eles atuam intensamente, realizando os primeiros socorros em acidentes de trânsito, afogamentos, tentativas de homicídio ou suicídio, fazendo parto de mulheres que não conseguem chegar a tempo no hospital. Além disso, resgatam animais domésticos e silvestres nas mais variadas situações”, exemplificou.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram em 2 de julho de 1856, quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação com o objetivo de diminuir os incêndios no país. Por isso, a alusão aos bombeiros remete sempre ao combate heroico de incêndios e outras catástrofes.

Subtenente Gonzaga é o autor de um projeto, transformado na Lei 13.449, de 2017, que institui o dia 24 de junho como Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares. A lei é uma homenagem ao Cabo Valério, morto no dia 24 de junho de 1997, em Belo Horizonte, durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salários.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara